Ginasium Educação em Saúde

Sistema de Acompanhamento do Desenvolvimento Físico em Crianças e Adolescentes

TALENTO ESPORTIVO

Utilizando sempre os melhores protocolos e baterias de testes selecionamos para a seleção e detecção de talentos esportivos a bateria de teste do Proesp-Br. Trabalho este referendado com excelência em todo território brasileiro, onde através de seus indicadores de crescimento e desenvolvimento corporal, motor e outros auxiliando os professores de educação física na avaliação desses indicadores.

Perguntas centrais sobre talento esportivo

A principal proposta do sistema é proporcionar ao profissional de educação física entre outros descobrir como você pode reconhecer melhor o talento e, uma vez reconhecido, poder orientá-lo da maneira correta.

Aqui é importante fazer uma reflexão através das seguintes perguntas:

  • Como você reconhece um talento esportivo?
  • Quais fatores influenciam o desenvolvimento de talentos?
  • Qual é o melhor ambiente para um talento?
  • Que programa você pode oferecer a uma criança com talento esportivo vísível?

BASE TEÓRICA - CONCEITOS E DEFINIÇÕES

TALENTO:

Do ponto de vista etimológico, conforme o Novo Dicionário Aurélio (p. 1348), a expressão “talento” origina-se do latim talentu e do grego tálanton e refere-se a uma medida de peso e a uma moeda corrente na antiguidade. Decorrente de sua evolução semântica, “talento” configurou-se com o significado de algo raro e valioso no domínio intelectual e artístico, ou ainda, como aptidão natural ou habilidade adquirida (MAIA, 1996).

Para Schülher Duden (1987), o talento depende tanto de uma constituição herdada e de uma disposição motora, cognitiva e afetiva favoráveis, assim como o seu desenvolvimento de condições sociais e ambientais propícias.

Talento é uma forma particular de capacidade natural de fazer alguma coisa bem (MARTIN, 1988).

BATERIA TESTES - PROESP

As investigações do Grupo PROESP-BR configuram-se em delinear o perfil de crianças e jovens brasileiros no que se refere ao crescimento e desenvolvimento somatomotor e aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo. O Projeto Esporte Brasil (PROESP) propôs, em 1994, uma bateria de medidas e testes para avaliação de escolares entre 6 e 17 anos.

Através de estudos, foram selecionados os testes e as medidas, adequados à realidade da cultura corporal do Brasil.

  • Força Explosiva Membros Superiores - Arremesso de Medicineball
  • Força Explosiva Membros Inferiores - Salto Horizontal
  • Velocidade - Corrida 20 metros
  • Agilidade - Quadrado
  • Resistência - Corrida / Caminhada 6 min

Em 2008 o PROESP-BR foi incorporado ao Programa Segundo Tempo (PST), desenvolvido pela Secretaria Educacional do Ministério do Esporte, como parte dos processos de avaliação das crianças.

Através de seus indicadores de desempenho esportivo é possível através de seus parâmetros e metodologias proporcionar ferramenta para detecção de possíveis talentos esportivos.

Entre as áreas de conhecimento o talento é preocupação constante na busca da excelência de desempenho em inúmeras atividades realizadas pelo homem ao longo do seu desenvolvimento. Dai resulta o processo de seleção de indivíduos com capacidades diferenciadas, visando a excelência na realização das tarefas inerentes ao seu contexto.

No âmbito das Ciências do Esporte este tema é bem relevante. Sobral afirma que “a identificação dos talentos é um assunto que interessa igualmente treinadores, médicos e cientistas do desporto, mas o subjetivismo continua sendo a atitude mais freqüente” (SOBRAL, 1994 p. 10).

Para Hebbelinck (1989), a abordagem científica deste tema tem sido tímida! Os processos de seleção ainda são conduzidos por uma avaliação empírica e os mesmos ainda ficam atrelados a experiência dos treinadores (SILVA, 2000).