A coordenação motora é definida como a capacidade de controlar eficientemente os graus de liberdade dos diferentes seguimentos corporais envolvidos no movimento. (Vandendriessche et al., 2011).
Durante a realização de uma ação motora, ocorrem vários processos motores, sensoriais, verbais e cognitivos, que são parcialmente visíveis pelas características externas no decorrer do movimento. A coordenação motora é a harmonização desses processos, tendo em vista a realização da ação motora (Lopes et al., 2011).
O déficit de coordenação motora não só dificulta o desenvolvimento das habilidades motoras, mas também apresenta relação com o desempenho acadêmico, nível habitual de atividade física e interações sociais (Piek e Skinner, 2001; Vandorpe et al., 2011). Além disso, é considerado um importante fator para a saúde e bem estar de crianças e adolescentes (Haga, 2008; Vandorpe et al., 2011).
kIPHARD (1976), refere-se àquele conceito como interação harmoniosa e econômica senso-neuro-muscular, com a finalidade de produzir ações cinéticas precisas e equilibradas (movimento voluntários) e como reações rápidas e adaptadas à situação (movimentos reflexos).
Dessa forma, preocupações de caráter pedagógico e clínico têm condicionado a investigação no âmbito da coordenação motora, com o intuito de obter informações mais detalhadas acerca das mudanças que ocorrem no tempo, dos preditores responsáveis pela alteração nas médias e variabilidade inter-individual, sua relação com a formação integral dos alunos, bem como com a associação da qualidade do movimento à presença de insuficiências coordenativas. (Vidal et al., 2009).
Observando estas recomendações, utilizamos no sistema Ginasium Educação em Saúde ® os principais protocolos referendados na área. Diante disto, o Teste de Coordenação Motora Global - KTK se apresenta como valioso método de avaliação, aliando confiabilidade dos resultados à praticidade de aplicação no ambiente escolar.
O teste KTK é composto por quatro provas, todas elas visando a caracterização de facetas da coordenação corporal total e o domínio corporal (kiphard e Schilling, 1974). Trata-se de uma bateria homogênea.
O KTK utiliza as mesmas tarefas de coordenação para várias idades. Para isso, os conteúdos das tarefas devem apresentar dificuldades acrescidas conforme os indivíduos são mais velhos. A diferenciação por idades, por exemplo, é alcançada segundo critérios como:
A fim de se poder conseguir melhor diferenciação de resultados nos limites de idade inferior e superior, as tarefas do KTK foram testadas segundo várias exigências e com várias configurações de material, até se encontrar e comprovar a melhor solução. As instruções para a realização do teste também foram revistas, e para cada tarefa o avaliado teve a oportunidade de realizar exercícios prévios para que se adaptasse ao material. A confiabilidade da bateria (r = 0.90) foi estabelecida pelo método de correlação teste/reteste em 1.228 crianças em idade escolar (Kiphard e Schilling, 1974).
O Teste KTK é um instrumento de avaliação do desempenho motor coordenativo adequado para ser aplicado em diferentes populações.
Equilíbrio, o ritmo, a lateralidade, a velocidade e a agilidade distribuidas em 4 tarefas.
Crianças e adolescentes entre 5 a 14 anos e 11 meses de idade.